Entre redes e histórias, pescando memórias

Conversa à volta do livro e da exposição sardinha com Helder Luís e cinco mestres da pesca do cerco: Agonia Torrão (Deus não Falta), Alberto Arteiro (Mestre Lázaro), Alberto Torrão (Fátima Torrão), Álvaro Leite (Virgem Santíssima) e Josué Coentrão (Mar Eterno).

O Diana Bar recebeu, este sábado, a tertúlia “Entre redes e histórias, pescando memórias”, uma iniciativa criada a partir do livro Sardinha e da exposição inspirada pelo mesmo, aberta ao público até dia 31 de Agosto.
A tertúlia contou com a participação do autor da obra, Hélder Luís, da Vereadora do Pelouro do Turismo da Câmara Municipal, Lucinda Amorim, assim como de alguns mestres locais da pesca do cerco.
No âmbito de uma residência artística na Póvoa de Varzim, e durante o período de quatro anos, Helder Luís percorreu o mar português a bordo de várias embarcações, a partir de quase todos os portos de pesca do país, acompanhando a vida no mar de muitas tripulações.
Esta viagem sem guião, visou colocar em evidência a dimensão nacional da pesca da sardinha, a pesca das pescas do mar português, e dar expressão a uma saga humana ainda invisível, com exceção das notícias de naufrágios e dos debates sobre a escassez do recurso.
No formato de exposição itinerante, com imagens, infografias e outros conteúdos provenientes do livro, este pretende chegar a mais pessoas, que assim poderão passar a conhecer a dimensão e a arte da pesca do cerco.

https://www.cm-pvarzim.pt/comunicacao/noticias/entre-redes-e-historias-pescando-memorias/

Cartaz do evento.