Entre o mar e a terra

Na Póvoa de Varzim, onde os horizontes do mar e da terra se entrelaçam, emerge uma relação única entre os agricultores e o mar. Este projeto de fotografia documental, intitulado “Entre o “Mar e a Terra”, procura documentar a vida multifacetada dos agricultores locais. O trabalho deste grupo é moldado tanto pela nortada salgada do Atlântico, quanto pelas terras férteis que cultivam com dedicação incansável com a ajuda do mar.

Ao longo da narrativa visual, acompanhamos a rotina destes agricultores cujos dias são marcados pelo ritmo das marés e da sazonalidade das colheitas, conciliando dois cenários distintos, mas profundamente interligados: as praias tocadas pelo mar e os terrenos agrícolas (antigos campos de masseira), que se estendem a poucos metros da praia.
As algas marinhas são recolhidas pelos agricultores para serem usadas como fertilizantes orgânicos, nutrindo as terras que sustentam uma diversidade de culturas. Cada pilha de sargaço carrega consigo séculos de sabedoria que é conservada e transmitida de geração em geração, um testemunho vivo da simbiose que se desenrola entre o mar e a terra.
Quando o sargaço abunda, os agricultores voltam-se para o mar. Neste cenário, dominado pela neblina matinal, os tratores arrastam o sargaço para o cimo da praia. Ao mesmo tempo, com movimentos sincronizados e fruto de um saber ancestral, homens e mulheres dispõem cuidadosamente o sargaço em filas paralelas, para que seque e fique pronto para ser usado nos campos.

A poucos passos da praia, os terrenos de cultivo e estufas, oferecem um cenário diferente. Os agricultores dedicam-se ao cultivo das colheitas que abastecerão mesas e mercados locais e regionais. Entre o solo enriquecido pelo sargaço, os sulcos ordenados das plantações e os céus amplos, testemunhamos a perseverança e a conexão íntima desses agricultores com a terra e o mar.

“Entre o Mar e a Terra” pretende ser um registo visual que se desenvolve através da contemplação. No final do projeto, um livro oferecerá um vislumbre de uma relação de interdependência que se nutre e desenvolve junto à costa da Póvoa de Varzim, capturando a essência daqueles que vivem num equilíbrio delicado entre o dar e o receber, do mar e da terra. É um convite à reflexão sobre o ciclo ininterrupto da natureza e da resiliência humana, entrelaçados na tapeçaria da vida cotidiana.

Este projeto tem o apoio da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Seguros Mútua e Sony Alpha.