7 barcos, 7 vidas, 7 mares, é um projecto artístico e documental que pretende explorar as relações que existem entre os barcos, a vida das pessoas que trabalham nesses mesmos barcos (e as suas famílias) e os locais (mares) aonde pescam e as técnicas (artes) que usam para pescar (espécies específicas e intrinsecamente ligadas às técnicas e aos barcos).
Cada uma destas 7 realidades será propositadamente única entre si. Desta forma, cada barco representará ao mesmo tempo, um tipo de construção naval e uma técnica (arte) de pesca distinta que é desenvolvida numa área também distinta do nosso mar.
É dada também uma atenção particular às origens das tripulações e às suas famílias (passado, presente e futuro), sendo o principal critério a sua proveniência (e a dos seus antepassados), neste caso, da Póvoa de Varzim (e Caxinas, por ser um local aonde muitos dos pescadores poveiros se fixaram).
O trabalho será desenvolvido através da captura de imagens, vídeo e áudio a bordo das sete embarcações. Durante a actividade piscatória no mar e em terra, durante os trabalhos de manutenção e reparação do equipamento de pesca, e finalmente junto com as suas famílias.
Será também realizada uma pesquisa sobre as várias temáticas, desde a construção naval, as várias técnicas e artes da pesca até às espécies pescadas. Estas temáticas serão apresentadas recorrendo à infografia e à ilustração, permitindo uma melhor e mais detalhada compreensão do tema.
Permeando as várias temáticas irá estar um olhar sobre as pessoas, os seus hábitos e costumes que estão rapidamente a desaparecer e são essenciais preservar e fixar em documentos que possam resistir ao avanço do tempo.
Este trabalho será apresentado em 2025 sob a forma de um livro e uma exposição de fotografia.
Este projeto faz parte da residência artística MARPVZ19/20 apoiada pelo Município da Póvoa de Varzim. Nesta residência, foram desenvolvidos vários projetos de conteúdo documental e artístico relacionados com a cultura marítima, que resultaram em livros, exposições, instalações, espectáculos e outros eventos paralelos.
+ Informações: www.marpvz.pt