“Homens com Escamas” é um projeto de fotografia documental que pretende percorrer a costa portuguesa, de norte a sul, à procura de pescadores que ainda vão ao mar ou que apenas olham para ele com saudade, conservando no seu rosto as escamas de quem habitou nas águas salgadas quase toda a sua vida.
Ao longo de cerca de 50 locais, entre lotas e pontos de venda, “Homens com Escamas” pretende não só documentar rostos e histórias, mas também preservar um fragmento da história da cultura marítima portuguesa. O projeto vai além do retrato, procurando explorar as memórias e compreender as esperanças daqueles que diariamente enfrentam o mar e também daqueles que já o fizeram no passado, recorrendo para isso a entrevistas que acompanham as imagens e textos no livro.
A inspiração para este projeto vem de alguns dos mais notáveis projetos de fotografia documental realizados nos Estados Unidos, em que a vida no interior americano foi extensivamente registada e a identidade cultural cuidadosamente dissecada através das lentes de fotógrafos como Dorothea Lange, Walker Evans, Gordon Parks, Robert Frank e Richard Avedon, entre outros. Com uma abordagem similar, este projeto aspira a ser uma crónica visual do povo português que vive do e no mar, trazendo à superfície uma realidade, por vezes, quase invisível.
O projeto assume deliberadamente um formato itinerante usando como suporte uma autocaravana. A utilização da autocaravana ultrapassa a sua função de transporte, assumindo um papel crucial ao possibilitar a permanência noite e dia junto dos portos de pesca e operando como um estúdio móvel. Esta capacidade de habitar temporariamente estes locais oferece uma oportunidade única para estabelecer uma relação direta com os pescadores. Ao viver no mesmo ambiente, poderei adaptar-me aos horários e rotinas frequentemente atípicos destes homens. Esta proximidade propiciará um entendimento mais profundo da vida dos pescadores, refletindo-se em retratos que capturam verdadeiramente a essência e o ritmo da vida nas comunidades costeiras.
Os retratos, sejam no estúdio (junto da autocaravana) ou ambientais (nos cais, junto dos barcos ou algures dentro do porto de pesca), procuram capturar não apenas uma imagem da pessoa, mas uma amostra de cada vida… uma história de cada indivíduo. As fotografias são acompanhadas de biografias, que oferecem um olhar atento sobre as vidas marcadas pelo sol e pelo sal, pela luta e pela paixão pelo mar.
Este projeto tem o apoio da Seguros Mútua, Docapesca e Sony Alpha.