Uma reflexão sobre o pânico, o desespero e a entrega da própria vida a um mar que nos abraça pacificamente até ao momento da derradeira fronteira espiritual, a morte.
O resultado final assemelha-se a um sonho no qual sabemos que provavelmente nos vamos afogar e morrer. Conseguimos sentir o ar a aban- donar os nossos pulmões e o medo a dominar- -nos. Tentamos voltar à tona da água e gritar, mas não há ninguém para nos ouvir, apenas uma imensidão azul e, então, começamos a nadar,
a batalhar e a agitar-nos para conseguirmos respirar novamente. Mas tudo é inútil. Passado algum tempo, nada mais podemos fazer para nos libertarmos deste estado de desespero
e tudo o que nos resta é esperar pela morte. Surpreendentemente, num instante antes de morrer, somos inundados por uma emoção que nos faz ansiar pelo calor da luz e pelo conforto do desconhecido familiar.
Dedicado a todos os que perderam a vida no mar.
A instalação esteve exposta na Galeria Solar, em Vila do Conde.
A Solar Galeria de Arte Cinemática, em Vila do conde, inaugura no sábado, 24 de novembro, às 17:00, uma exposição dedicada ao artista Rui Toscano, composta sobretudo por instalações vídeo. A abertura contará com um concerto de Rafael Toral, músico e compositor que há muito tem vindo a colaborar com o artista.
Em simultâneo, no espaço CAVE, dedicado a autores emergentes, Helder Luís expõe “Under the Above”, uma instalação vídeo que lida com a experiência de estar sozinho, no mar, após um naufrágio.