“Na língua da maré” apresentado em Setúbal

5 de março em Setúbal

Dez anos volvidos sobre edição da obra “Mútua dos Pescadores: Biografia de uma Seguradora da Economia Social”, da autoria de Álvaro Garrido, editada pela Âncora, surgiu um novo desafio para complementar aquilo que ainda não estava escrito, o que ainda não tinha sido dito, rostos e paisagens que ainda não tinham sido captados, mas que são a substância e a razão de ser da Cooperativa.

Esqueça, por momentos, a monotonia dos búzios.
Por esta costa fora, homens e mulheres que ousaram enfunar o peito e deixar para trás a praia da infância são, acredite, melhor refúgio para um mar que não fala, mas que se espraia, múltiplo, nas vozes dos que lhe sobrevivem.
Palavras de quem, de terra, as escuta e as guarda, num labor de salgador de memórias!
Aproxime o ouvido. No mundo, não há apenas três, mas quatro tipos de seres humanos: os vivos, os mortos, os que vivem no mar e os que aguardam, na inquietude das aves, sinais do seu regresso, para os procurar na língua da maré.

Abel Coentrão

Na “Língua da Maré, Crónicas de mar e mareantes“, foi uma obra de grande fôlego, produzida durante o ano de 2022, para assinalar os oitenta anos da Mútua dos Pescadores, da autoria de Abel Coentrão, jornalista e Helder Luís, fotógrafo e designer.

Foi apresentada na Sessão de Encerramento das comemorações do 80.º Aniversário, na Gare Marítima de Alcântara, em Lisboa, e estamos cientes de que contribuirá para uma melhor compreensão do peso simbólico, económico, social e político do sector marítimo em Portugal, e que, através dele, se valorizem também as vidas das pessoas e das comunidades que são, desde o primeiro dia, a razão de ser desta cooperativa de utentes de seguros fundada em 1942.

O livro seguirá o seu caminho próprio, mas a Mútua faz questão de o apresentar nalguns locais, estando já previstas sessões em Setúbal, Peniche, Vila do Conde, Nazaré e Sesimbra.

Algumas destas sessões serão integradas em iniciativas mais amplas, que contarão com o espetáculo “Maré”, criado pela cooperativa cultural Sons Vadios para assinalar os 80 anos da Mútua, estreado na sessão de encerramento, em novembro. Também o Coro Mútua participará nalguns momentos.

O Livro será distribuído pela Editora Âncora, esteja atento!
https://www.ancora-editora.pt/

Ficha técnica
Edição: Mútua dos Pescadores
Conceção: Abel Coentrão e Helder Luís
Texto: Abel Coentrão
Fotografias e design gráfico: Helder Luís
Revisão: Mário Azevedo
Produção: Abel Coentrão e Mútua dos Pescadores
Impressão e acabamentos: Norprint – a casa do Livro
Distribuição: Âncora Editora