
A exposição Atlântico, apresentada em 3 de maio de 2025 na Fundação Joaquim Oliveira Lopes no âmbito do Festival Internacional de Fotografia Instantes, resulta de uma viagem a bordo do Íris do Mar. As imagens captam a relação entre o homem e o oceano através de uma abordagem contemplativa, marcada por silêncios, ritmos lentos e uma atmosfera meditativa.
Mais do que registar a pesca, Atlântico propõe uma experiência sensorial: o horizonte que se abre, a vastidão do mar, o tempo suspenso em alto mar. Entre fotografia e vídeo, a obra evoca a dimensão imaterial da vida marítima, convocando tanto a memória coletiva como a introspeção individual diante da imensidão atlântica.
